Atualidades no uso de células-tronco para o tratamento de sequelas neurológicas decorrentes da cinomose canina
DOI:
Palavras-chave:
Células mononucleares, desmielinização, neurorregeneraçãoResumo
A cinomose é uma doença infectocontagiosa que acomete animais da ordem Carnívora, sendo o cão o principal reservatório da doença. O Vírus da Cinomose Canina (CVD) causa uma doença de alta morbidade e mortalidade, que pode afetar cães de qualquer idade, raça ou sexo. Quando a resposta imune do indivíduo é insuficiente, o vírus pode persistir por anos nos tecidos, inclusive no sistema nervoso central (SNC). A principal lesão decorrente desta infecção no SNC é a desmielinização e, por isso, mesmo após a recuperação do paciente do quadro agudo da doença, o paciente pode permanecer com sinais clínicos compulsivos. Atualmente são estudadas diversas técnicas para melhorar a qualidade de vida dos animais acometidos com esta infecção, sendo que uma das técnicas em destaque é o uso de células-tronco para o tratamento das sequelas neurológicas da cinomose, que atua por meio da reparação tecidual. Portanto, o objetivo desta revisão de literatura é compilar os principais achados sobre o uso de células-tronco em cães com histórico de cinomose, sua aplicabilidade e eficácia, considerando os avanços recentes em conhecimentos sobre neurorregeneração.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luísa Lovato Paim, Júlia Mariano Peters Costa, Priscilla Machado Consul
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.