Avaliação da longevidade espermática em sêmen refrigerado de Búfalos (Bubalus bubalis) à 5 oC
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v17n02a1336Palavras-chave:
Análise computadorizada do sêmen, diluidor, longevidade espermáticaResumo
O sêmen de 11 touros búfalos, da raça Murrah, com idade variando de cinco a seis anos foi coletado por vagina artificial e submetidos às análises das características físicas e morfológicas. O experimento objetivou testar in vitro a eficácia de quatro diferentes extensores: Controle (TRIS com 10% LDL) e o mesmo extensor nas concentrações de 0,5; 1,0 e 2,0% de lecitina de soja sobre a longevidade espermática de búfalos no processo de refrigeração a 5 oC por 1, 24, 48, 72, 96 e 120 horas. Após a coleta cada ejaculado foi fracionado em 4 alíquotas, para a obtenção de 50x106 SPTZ/mL, envasado em palhetas de 0,5 mL, refrigerado durante 4 horas obtendo-se uma curva de resfriamento de 0,25 oC/minuto. As palhetas foram mantidas refrigeradas a 5 oC e sequencialmente avaliadas, reaquecendo-se o conteúdo a 37 oC/30 segundos antes da avaliação da motilidade espermática (total e progressiva) utilizando o sistema computadorizado (CASA). Foram retiradas amostras para avaliação pelo teste hiposmótico (HOST) nos tempos 1, 24, 48 e 72 horas. Para a análise estatística utilizou-se o pacote STATA 12.0, sendo os valores obtidos submetidos ao Teste de Friedman (P < 0,05). Os espermatozoides progressivos e a integridade da membrana plasmática foram superiores (P < 0,05) no extensor de TRIS com 10% LDL acrescido de 0,5% Lecitina de soja (67,2 e 67,9%) no processo de refrigeração por 48 horas. Em conclusão, avaliação comparativa dos parâmetros espermáticos obtidos revelou que o extensor TRIS com 10% LDL acrescido de 0,5% de lecitina de soja, pode ser efetivamente usado para a preservação do sêmen de búfalo refrigerado em IA e IATF por até 48 horas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jaci de Almeida, Beatriz Parzewski Neves, Mayara Ferreira Brito, Verônica Alexandra Becerra Becerra, Patrícia Alencar Auler, Osvaldo Almeida Resende, Marc Roger Jean Marie Henry
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.