Osteossíntese tíbio-tarso em ganso (Anser anser): Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n09a1222.1-6Palavras-chave:
Ave, ortopedia, osteossínteseResumo
Da ordem Anseriforme, o Anser anser (ganso) é uma das aves domésticas mais populares. Por serem aves terrestres, as fraturas de membros pélvicos são comuns na rotina clínica. Este trabalho relata um caso de fratura de tíbio-tarso em ganso, que foi diagnosticado por exame radiográfico com uma fratura completa transversa em terço médio do osso tíbio-tarso do membro direito, com presença de pequenas esquirolas ósseas adjacente e um discreto aumento de volume de tecidos moles. Foi submetido à osteossíntese com placa de aço 316L bloqueada LCP, sistema dois, em função apoio, com sete parafusos. Como protocolo anestésico, para medicação pré-anestésica foi utilizado morfina (3 mg/kg), cetamina (20 mg/kg) (IM) e midazolam (1 mg/kg) (IM), ambos intramuscular na musculatura peitoral. Foi possível a intubação orotraqueal, o qual foi utilizado isofurano 2% para manutenção, sendo monitorado os parâmetros cardiorrespiratórios durante todo o procedimento. Para o tratamento pós-cirúrgico, foi administrado enrofloxacina (10 mg/kg) a cada 24 horas, durante 10 dias, meloxicam (0,1 mg/kg) a cada 24 horas, durante quatro dias, tramadol (5 mg/kg) a cada 12 horas, durante dois dias e organew (1 g/kg de alimento), durante 21 dias e para uso tópico da ferida, o iodopovidine. O acompanhamento radiográfico foi realizado no pós-cirúrgico imediato, após uma semana, 15, 30 e 60 dias do ato cirúrgico. O animal obteve melhora significativa, podendo caminhar normalmente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria Eduarda Antunes Mantovani, Caroline Vicente, Matheus Moraes de Oliveira, Ricardo Augusto Alves de Oliveira, Raquel Naomi Tanaka Scaduto, Rafael Del Cistia, Camilla Hacklauer, Vivian Lindmayer Ferreira Cisi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.