Síndrome do ovário remanescente em felina: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n08a1194.1-7Palavras-chave:
Estresse, estro, felina, ovárioResumo
A síndrome do ovário remanescente se caracteriza pela presença de um tecido ovariano funcional após a ovário-histerectomia (OH). Neste relato será abordado o caso de uma felina, de 2 anos de idade que começou a demonstrar comportamentos de estro 10 meses após a OH, correlacionado a ausência da tutora. Os exames de escolha para chegar a um primeiro diagnóstico foram a citologia vaginal e ultrassom abdominal. O tratamento designado foi a excisão do fragmento de tecido ovariano através da laparotomia exploratória. O exame histopatológico confirmou o diagnóstico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Clara Mel Cosmelli de Oliveira, Barbara Loureiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.