Obesidade e jejum intermitente como intervenção dietética em cães: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n08a1176.1-8Palavras-chave:
Obesidade, dieta, jejum intermitenteResumo
A obesidade é o excesso de gordura corporal que resulta no comprometimento da saúde e do bem-estar do animal. É uma afecção de grande preocupação, pois vem afetando cada vez mais a população canina. O tratamento é baseado no manejo dietético e na realização de exercícios físicos, e a conscientização dos tutores é imprescindível para o sucesso desta abordagem terapêutica. A dieta do cão obeso necessita ser balanceada de acordo com a fisiologia de cada organismo, onde os nutrientes essenciais são equilibrados e gerenciados por um nutrólogo veterinário, que inclui fibras, proteínas, carboidratos, lipídeos, umidade do alimento e rotina de exercícios físicos no planejamento nutricional. O jejum intermitente (JI) é uma abordagem recentemente experimentada e que já possui vários benefícios observados em diversos estudos. A implantação do JI como intervenção dietética em cães pode ser utilizada com a orientação de um profissional, trazendo resultados promissores na redução de peso saudável dos animais. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica sobre a obesidade e sobre a dieta ideal utilizada em cães que possuem essa doença, além de defender o jejum intermitente como uma intervenção terapêutica atual.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jade Miranda Moreira Sales de Carvalho, Marina Zimmermann Galvão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.