Cryptosporidium em Gecko leopardo: Primeiro relato no Brasil.
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n05a1109.1-6Palavras-chave:
Eublepharis macularius, cryptosporidium sp., doença diarreica fatalResumo
A escolha pelos animais ditos “não convencionais” cresceu bastante nos últimos tempos e os répteis têm ganhado popularidade como animais de estimação. O Gecko leopardo (Eublepharis macularius) tem sido muito procurado para criação em cativeiro, sendo atualmente um dos lagartos mais adotados em todo o mundo. Entretanto, a maioria dos répteis em cativeiro são adquiridos de forma ilegal, sem informações relacionadas ao manejo o que gera o desencadeamento de doenças, como a criptosporidiose. Os Cryptosporidium são protozoários coccídios intracelulares obrigatórios que se reproduzem em células epiteliais do intestino delgado de um hospedeiro por via fecal-oral, sendo que a contaminação em Eublepharis macularius pode causar doença diarreica fatal. Neste estudo, relatou-se o primeiro caso, no Brasil, de um espécime de Gecko extremamente debilitado, que veio a óbito e foi encaminhado para exame cadavérico no laboratório de patologia da Unb, com suspeita de Cryptosporidium. A partir dos resultados obtidos no laudo de necropsia, a causa mortis do animal ocorreu por parasitismo por Cryptosporidium sp.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Amanda de Oliveira Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.