Histerocele gravídica intratorácica e hérnia diafragmática em cadela: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n08a898.1-6Palavras-chave:
Cirurgia, fetos, gestação, úteroResumo
No presente trabalho relata-se um caso de atendimento a animal, cadela SRD, de 3 anos e 7 meses de idade, pesando 15 Kg, com suspeita clínica de distocia fetal. Foi atendido no setor de emergência do Hospital Veterinário Universitário (HVU/UFPI), há dois dias estava em trabalho de parto, sem expulsão de nenhum produto, com secreção vaginal sanguinolenta, prostrada e sem se alimentar. Porém, antes que o exame físico se completasse a paciente apresentou uma parada cardiorrespiratória e veio a óbito. Assim, optou-se pela necropsia, que o diagnóstico post-mortem revelou hérnia diafragmática, insuficiência respiratória e septicemia. Este relato ressalta a importância de um minucioso exame clínico/físico para se estabelecer a mais correta terapêutica em animais prenhes que chegam para atendimento emergencial devido a complicações no momento do parto, e sem esquecer a importância do acompanhamento pré-natal em animais de companhia, o qual não ocorre com frequência na rotina clínica veterinária.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Miguel Felix de Souza Neto, Luana Cristina Correia Gonçalves, Talisson de Jesus Costa Conceição, Beatriz Filgueira Bezerra, Sayenne Ferreira Silva, Nayara Salazar Vieira, Tamires Ferreira de Melo, Vinícius Corrêa Oliveira, Daniel Silva de Araújo, Nathália Lima Dörner, Júlia Lemos Brito, Janielson da Conceição de Moura, Karina de Souza Lobo Borralho, Pedro Agnel Dias Miranda Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.