Rendimento potencial de pastagens de Axonopus aureus nos cerrados de Roraima

Autores

  • Newton de Lucena Costa
  • Ricardo Augusto de Oliveira
  • Anibal de Moraes

DOI:

https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n23.1148

Palavras-chave:

modelagem, potencial de crescimento, pastagem, estratégias de manejo

Resumo

Os modelos matemáticos para a predição do crescimento das pastagens apresentam potencial de uso para responder questões científicas, agronômicas e de planejamento, auxiliando no entendimento sobre as interações genéticas, fisiológicas e do ambiente, como também nas decisões de práticas de manejo e na previsão de cenários. Existem vários métodos que permitem realizar o cálculo do rendimento potencial, sendo necessário correlacionar aqueles que melhor se ajustam às condições reais de campo, em função dos diversos fatores bióticos e abióticos que interferem no crescimento e desenvolvimento das plantas e, por conseguinte, no rendimento potencial. Dentre os metódos avaliados para a estimativa do rendimento de forragem de Axonopus aureus, durante o período chuvoso, o que melhor se ajustou às condições de campo foi o proposto por Doorenbos e Kassam (1994), enquanto que o de Sinclair (1993) proporcionou estimativas de produtividade passíveis de obtenção sob condições ambientais e práticas de manejo extremamente favoráveis. O método de Loomis e Williams (1963) estimou uma produtividade muito elevada, mostrando-se inadequado para a previsão do rendimento potencial da gramínea sob condições reais do ambiente de produção. A acurácia dos modelos em predizer o rendimento potencial foi diretamente proporcional a utilização de parâmetros que simulem de forma fidedigna a natureza abiótica e fisiológica dos fenômenos envolvidos no processo de acúmulo de biomassa.  

Downloads

Publicado

14-09-2015

Edição

Seção

Pastagem e forragicultura

Como Citar

Rendimento potencial de pastagens de Axonopus aureus nos cerrados de Roraima. (2015). Pubvet, 5(23). https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n23.1148

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 3 4 5 6 7 8