Linfoma ósseo primário em felino: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n09a922.1-4Palavras-chave:
Câncer, felinos, gatos, Linfoma, oncologiaResumo
A incidência de lesões oncológicas tem aumentado nos últimos anos, sendo o linfoma a neoplasia mais comum em gatos na rotina clínica, acomete cerca de 50% de todos os tumores hemolinfáticos nos gatos. Este aumento ocorre de forma multifatorial, sendo um dos principais a maior longevidade dos animais de companhia. Não se conhece a etiologia precisa do linfoma felino em muitos casos, entretanto, causas virais de linfoma felino são bem definidas, havendo infecções tanto pelo vírus da leucemia felina quanto pelo vírus da imunodeficiência felina. O linfoma consiste em uma neoplasia maligna de origem linfocitária, caracterizado pela proliferação clonal de linfócitos malignos, originando-se principalmente de órgãos linfoides, como a medula óssea, baço e linfonodos. Os linfócitos fazem parte do nosso sistema imune e distribuem-se por todo o corpo. O linfoma pode ser classificado como multicêntrico que possuem origem nos gânglios linfáticos, tímico, hepático, esplénico, gastrointestinal e os linfomas extra nodais linfoma cutâneo, nasal, renal e em sistema nervoso. Os sintomas mais comuns são a perda de peso e apetite e os sinais gastrointestinais: vómitos e diarreia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Bruno Roque, Daiane Paraguasú Fagundes, Tayana Larissa Lemos, Vitória Fernandes Pires
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.