Influência da fumaça do cigarro na etiologia do linfoma em gatos domésticos
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n09a913.1-7Palavras-chave:
Felino, fumaça, linfoma, neoplasia, nicotinaResumo
As neoplasias correspondem à grande parte do atendimento de rotina dos animais domésticos, e, dentre elas, o linfoma representa o tumor de maior incidência em felinos. Devido à sua etiologia multifatorial, sendo influenciada por fatores ambientais e estilos de vida dos animais, levantou-se a hipótese de a exposição à fumaça do cigarro exercer influência no desenvolvimento do linfoma em felinos. Estes animais possuem grande proximidade com os tutores, além de hábitos de higiene (grooming), o que favorece a inalação da fumaça e ingestão de partículas do tabaco que se depositam no pelo. Segundo estudos, felinos expostos à fumaça do tabaco apresentam riscos maiores de desenvolverem linfoma quando comparados a gatos não expostos, e esse maior índice relaciona-se diretamente aos componentes encontrados na fumaça. Sendo a nicotina, cotinina e NNAL (4-(metilnitrosamina)-1-(3-piridil)-1-butanona) os principais metabolitos derivados do tabaco que vem sendo utilizados como biomarcadores urinários. Estudos demonstram que felinos que habitam domicílios com presença de fumantes, apresentam níveis relevantes de biomarcadores urinários quando comparados a animais não expostos a ambientes com fumantes. Os níveis de nicotina nos animais são diretamente proporcionais ao número de cigarros fumados pelos tutores, estando relacionado ao grau de exposição dos animais. Com bases em pesquisas epidemiológicas relaciona-se a exposição à fumaça com o aparecimento de neoplasias em felinos semelhante a que ocorre em humanos, porém é necessário o desenvolvimento de novas pesquisas na área veterinária.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Mariana Luquetti Gervásio, Mariana Almeida, Bianca Desordi Lima, Cláudia Sampaio Fonseca Repetti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.