Carcinoma cribriforme mamário em paciente felina: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n09a924.1-8Palavras-chave:
Mastectomia, oncologia, quimioterapiaResumo
A incidência dos tumores mamários malignos na espécie felina é alta, sendo os carcinomas os mais frequentes. O carcinoma cribriforme mamário é neoplasia maligna, caracterizada pela agressividade na espécie, apesar disso, existe escassez acerca do tema e informações discrepantes em alguns tópicos. Revelando importância de publicações sobre o assunto para melhoria na qualidade do atendimento e tratamento instituído pelo médico veterinário oncologista. O presente estudo objetivou relatar o caso de uma paciente felina, castrada tardiamente, diagnosticada com carcinoma mamário cribriforme. Ao decorrer do tratamento, mesmo tendo realizado procedimento cirúrgico de mastectomia radical bilateral e instituição de protocolo quimioterápico adjuvante juntamente com inibidor de cicloxigenases, conforme indicado em literatura consultada, a paciente apresentou recidiva tumoral local, sendo avaliada como inoperável. Conclui-se então que o prognóstico é ruim, independente do protocolo de tratamento instituído, pois ocorrem, quase que invariavelmente, recidivas locais e metástases à distância.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Niciérgi Pereira Medeiros de Menine, Géssica Gissele Almeida da Silva Araújo, Marcelo de Lima Wulff
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.