Neoplasmas do sistema urinário em cães e gatos
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n10a941.1-8Palavras-chave:
Caninos, felinos, neoplasmasResumo
Neoplasmas primários do sistema urinário são incomuns em cães e gatos. Quando acometem os rins, o carcinoma é o mais comum nos cães e o linfoma nos gatos. Neoplasmas ureterais primários são raros nos cães e não existe relatos em gatos. O principal neoplasma vesical primário descrito em cães e gatos é o carcinoma de células de transição; porém, é mais frequente em cães. Neoplasmas uretrais ocorrem raramente e quando diagnosticados normalmente são amplificações de neoplasmas prostáticos ou de vesícula urinária. Com a finalidade de auxiliar no diagnóstico e na conduta médica para as duas espécies, esse trabalho tem o objetivo de apresentar uma revisão de literatura com os principais neoplasmas de ocorrência no sistema urinário que afetam cães e gatos. Apesar destas alterações serem infrequentes na rotina veterinária, é necessário um diagnóstico precoce para melhor prognóstico dos pacientes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Priscila Inês Ferreira, Milena Carolina Paz, Thais Francine Tumelero Lotis, Guilherme Rech Cassanego, Marcelo Rodrigues Ilha, Saulo Tadeu Lemos Pinto Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.