Mycoplasma hyopneumoniae em suínos: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n10a932.1-9Palavras-chave:
Doenças bacterianas, pneumonia enzoótica, micoplasmoseResumo
Mycoplasma hyopneumoniae é o patógeno primário da patologia conhecida como pneumonia enzoótica, uma doença respiratória crônica altamente contagiosa que acomente suínos, caracterizada por alta morbidade e baixa mortalidade. O agente etiológico se encontra na mucosa respiratória, aderido ao epitélio ciliado da traquéia, brônquios e bronquíolos. As infecções ocorrem em todo o mundo e causam grandes impactos econômicos para a indústria de suínos. O presente trabalho teve objetivo realizar uma revisão sobre as estratégias de controle e prejuízos econômicos causados pelo M. hyopneumoniae, para isso foi realizadas pesquisas baseadas em informações adquiridas de artigos científicos, livros, teses e dissertações sobre o M. hyopneumoniae. A transmissão do agente ocorre principalmente pelo contato direto das secreções respiratórias de um suíno portador com os suscetíveis. A doença é mais observada nos animais em crescimento e terminação. Após a infecção ocorre destruição do aparelho mucociliar, juntamente com a alteração da resposta imune, aumenta a suscetibilidade de suínos afetados a infecções secundárias. Os sinais clínicos se baseiam em tosse seca, corrimento nasal, baixo desenvolvimento de rebanho, pelo sem brilho e desuniformidade de escore entre leitões. A gravidade das lesões depende de fatores ambientais, manejo e imunidade do hospedeiro. Existem vários testes de diagnóstico que podem detectar o agente, a escolha do teste depende das circunstâncias clínicas do paciente e da propriedade, sendo os mais utilizados o teste de Reação de polimerase em cadeia (PCR) e ELISA. A vacinação é comumente utilizada, estudos observam redução de cargas bacterianas e queda na gravidade dos sinais clínicos em suínos vacinados, atualmente as vacinas disponíveis são econômicas e de fácil acesso, mas alguns estudos concluíram que nem a vacinação nem medicação preventiva podem impedir que a infecção e adesão de M. hyopneumoniae às células ciliadas do trato respiratório ocorra. são necessárias pesquisas visando melhorar a compreensão dos mecanismos de ação do microrganismo e da interação do mesmo com o hospedeiro e com outros patógenos, pois essas pesquisas podem auxiliar no desenvolvimento e aprimoramento de métodos de controle, como o desenvolvimento de novas vacinas que conferem melhor proteção ao animal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Bruna Araújo Euzébio Alves Jacob Lopes, Danilsy Córnelio Pereira, Darlyson da Silva Figueiredo, Magna Coroa Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.