Atividade antibacteriana do óleo essencial de Cymbopogon citrates (capim limão) contra Aeromonas caviae complex
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n10.1720Palavras-chave:
Fitoterápico, capim limão, sinergismo, citral.Resumo
Agentes fitoterápicos tais como o Cymbopogon citratus têm sido utilizados pela medicina popular para tratar inúmeros problemas de saúde. O óleo essencial de C. citratus foi avaliado como um potencial agente antimicrobiano contra vários microrganismos. A bactéria pertencente ao gênero Aeromonas é um agente patogênico oportunista, responsável pela contaminação de alimentos e de complicações infecciosas em seres humanos e animais. A resistência aos antibióticos é uma preocupação importante na terapia de infecções causadas por Aeromonas spp. e outras bactérias resistentes a antibióticos. Sendo assim, a procura de novos agentes antimicrobianos é uma estratégia para o desenvolvimento de alternativas medicamentosas eficientes no combate dessas bactérias. Desta forma, o objetivo deste estudo foi investigar a atividade antimicrobiana in vitro do óleo essencial de C. citratus isoladamente e em combinação, contra Aeromonas caviae complexo. Como resultado verificou-se que o óleo essencial de C. citratus tem atividade antimicrobiana contra A. caviae complex, isoladamente e em combinação com os antibióticos testados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Fabiola da Cruz Nunes, Messias de Sousa Nogueira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.