Influenza equina: revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n14.1745Palavras-chave:
equídeos, gripe, InfluenzavirusResumo
O vírus da influenza equina (EIV) é considerado um dos principais agentes infecciosos causadores de surtos respiratórios em equídeos no Brasil e no mundo. O EIV é classificado em dois subtipos. O subtipo H3N8 encontra-se amplamente disseminado na população equina mundial e o subtipo H7N7, apesar de ser eventualmente detectado por métodos sorológicos, é considerado extinto ou circulante em baixos níveis de prevalência. A enfermidade apresenta período de incubação curto, em torno de 48 horas, e a recuperação de até três semanas. A gripe equina é caracterizada principalmente por morbidade elevada e baixa mortalidade e os sinais clínicos variam de leves a severos, dependendo do estado imunitário do animal, podendo ocorrer o agravamento do quadro devido a infecções bacterianas secundárias. O diagnóstico é baseado nas características clínicas e epidemiológicas da afecção. É importante o diagnóstico diferencial principalmente para Rodococcus equi e Streptococcus equi. A terapia básica é de suporte, incluindo o isolamento dos animais sintomáticos. Como medidas profiláticas são utilizados métodos de manejo sanitário associados à vacinação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Juliana Arena Galhardo, Daniely Coelho de Menezes, Nathalia Guedes de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.