Perfil e perspectiva dos tutores de cães do Hovet Público sobre os benefícios da castração
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n11a955.1-9Palavras-chave:
benefícios, esterilização, medicina veterinária integrativaResumo
A castração consiste na retirada das gônadas, promovendo esterilização e benefícios à saúde animal. Esse estudo avaliou o motivo no qual os tutores atendidos no hospital público castram seus cães. A pesquisa foi realizada com 500 tutores, por meio de questionários, em um período de cinco dias. Para verificar a influência do sexo, idade e grau de escolaridade do tutor em relação a decisão e aos benefícios da castração para saúde, bem como a influência do sexo e raça do animal na tomada da decisão, realizou-se o teste estatístico qui-quadrado (X2) com nível de significância de 5%. Entre as mulheres, 190 (52,5%) castraram seus animais e 172 (47,5%), não. O resultado foi semelhante entre os homens, pois 70 (50,7%) castraram e 68 (49,3%), não. Em relação a faixa etária, 23 pessoas eram jovens; 69 idosos; e 408 adultas. Dentro desses grupos, obteve-se as seguintes porcentagens de animais castrados: 43,5%; 52,2%; e 52,5%, respectivamente. Quanto a escolaridade observou-se uma influência significativa, pois 113 (64,6%) pessoas com ensino superior castraram seus animais, enquanto as porcentagens entres as pessoas com ensino fundamental e médio foram 44,8% e 45,1%. O sexo do animal revelou uma influência significativa, visto que 61,5% da fêmeas eram castradas enquanto nos machos esse percentual foi 41,7%. A análise da incidência da castração entre animais de raça comparado aos sem raça definida (SRD), não demonstrou influência significativa. O motivo “evitar doenças” foi mencionado por 71 (27,3%) pessoas sendo que, apenas, 14 (19,7%) souberam citar, pelo menos, uma doença. Não foram observadas diferenças, significativas, entre sexo, idade e escolaridade em relação ao conhecimento da castração para a saúde do animal. No grupo das pessoas que não castraram, 32 (13,3%) relataram que não tinham conhecimento e se arrependem. Esse levantamento constatou que ainda é baixo o número de informações sobre saúde animal e os benefícios da castração como parte da medicina veterinária integrativa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Rosecleer Rodrigues da Silva, Agatha Matias, Camila Alexandrino, Monike Bernardino, Rodrigo Fernando Gomes Olivindo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.