Hipovitaminose A em tigre dágua (Trachemys dorbignyi): Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N5.466-469Palavras-chave:
animais silvestres, deficiência de vitaminas, alimentação réptilResumo
A hipovitaminose A é um desequilíbrio nutricional que ocorre em diversas classes animais, uma delas é a dos répteis devido ao erro de manejo alimentar. O betacaroteno é um carotenoide, o precursor mais importante da vitamina A e é encontrado em vegetais. Os répteis não absorvem bem o betacaroteno, por isso ele deve ser um componente da dieta. A vitamina A tem o papel importantíssimo de manter o tecido epitelial de todo organismo. Os sinais clínicos decorrentes desse desequilíbrio nutricional em testudíneos são: metaplasia escamosa, hiperqueratose dos epitélios respiratório e ocular, abscesso aural, blefaroedema, descamação da carapaça. O diagnóstico é feito basicamente através dos sinais clínicos, histórico alimentar e responsividade ao tratamento. O tratamento instituído é a aplicação de doses elevadas de vitamina A, juntamente com manejo nutricional adequado. Esse presente relato descreve o caso de um tigre d’água (Trachemys dorbignyi), de 23 anos de idade, atendido na Clínica Veterinária Refúgio Silvestre em Goiânia, apresentando blefaroedema, descamação de carapaça, ataxia, incoordenação motora, letargia, dificuldade de locomoção. Após todo um protocolo terapêutico instituído, o animal não respondeu ao tratamento e veio à óbito depois de 11 dias de internação. Este relato de caso tem como objetivo mostrar a importância dos manejos nutricional e ambiental na qualidade de vida dos pets silvestres e exóticos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Mariene Galvão Pereira, Bruno Ferreira Carneiro, Marina Mendonça de Miranda, Luciana Batalha de Miranda Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.