Intoxicação de bovinos por ácido cianogênico e nitrito/nitrato em pastagens de manejo intensivo
DOI:
https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N10.1008-1014Palavras-chave:
ácido cianídrico, acúmulo, intoxicação, nitrato, plantas forrageirasResumo
O aumento da produção das plantas forrageiras, visando aumento na escala de produção animal e maior produtividade e utilização da terra, ocorre através do manejo intensivo de pastagens. Essa alternativa possibilita a produção de grande quantidade de forragem por área, e esse aumento de produção geralmente é obtido pela adubação nitrogenada. O nitrogênio é considerado elemento essencial para as plantas, está presente na composição de inúmeras enzimas e compostos constituintes da estrutura vegetal, sendo que sua deficiência consiste, muitas vezes, no principal fator limitante do crescimento vegetal. Porém, sob certas condições do meio, tais como disponibilidade de água, temperatura e acidez do solo, pode acontecer acúmulo de nitrato nas plantas, elemento tóxico quando consumido em grandes quantidades e sem adaptação na dieta dos animais. O ácido cianídrico é um dos venenos de ação mais rápida que se conhece para mamíferos, e o uso de nitrogênio propicia seu acúmulo nas plantas, pois quanto mais nova e de crescimento rápido for a planta, maior será o seu teor em glicosídeos cianogênicos, precursores do ácido cianídrico. Ambas intoxicações são pouco diagnosticadas, pois causam morte súbita, muitas vezes sem observação de sinais clínicos. O presente trabalho faz uma revisão sobre causas, sinais clínicos e forma de diagnóstico destas intoxicações, relacionadas ao nitrogênio presente nas pastagens manejadas de forma intensiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Priscila Andriely Bosak, Sebastião Brasil Campos Lustosa, Jean Marcel Ferrão Sandrini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.