Classificação citológica do grau de malignidade de mastocitomas em cães
DOI:
https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N11.1114-1118Palavras-chave:
câncer, granulação citoplasmática, mastócitoResumo
O mastocitoma é o tumor cutâneo que mais acomete os cães. A citopatologia é um exame que tem por finalidade diferir processos infecciosos de processos neoplásicos. A histopatologia diferencia os mastocitomas em diferentes graus. No entanto, há a necessidade de uma padronização do exame citopatológico para a diferenciação dos mastocitomas em benignos ou malignos. Este trabalho teve como objetivo demonstrar a capacidade de diferenciação de mastocitomas benignos e malignos pelo exame citopatológico, comparando com o resultado da histopatologia. Foram utilizados 19 cães com nódulos cutâneos, diagnosticados com mastocitoma. As lâminas citológicas e histológicas foram avaliadas separadamente para não haver influência no diagnóstico. O exame citológico demonstrou ser capaz de demonstrar diferentes graus de malignidade, limitando-se aos critérios nucleares e de invasividade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Paulo Henrique Braz, Luisa Lino Braga, Carolina Pereira Marinho, Rafaela Thais Benedito Alves, Marcos Eufrasio Bonato Xavier, Thainara Regina Rosalino Aréco, Flávia Barbieri Bacha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.