Diagnóstico e tratamento do embolismo fibrocartilaginoso em um cão de pequeno porte: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N12.1220-1226Palavras-chave:
embilismo fibrocartilagino,isquemia medular,CãesResumo
A mielopatia por embolismo fibrocartilaginoso é caracterizada por um infarto da medula espinhal causado por êmbolos fibrocartilaginosos idênticos ao núcleo pulposo do disco intervertebral. De ocorrência rara e descrita principalmente em cães adultos e de grande porte, podendo também ser encontrada em cães de pequeno porte. O presente relato ocorreu em um canino de dois anos e meio, macho West Highland White Terrier, que foi atendido em um hospital veterinário com tetraparesia súbita, onde permaneceu internado vinte e um dias e após receber a alta hospitalar deu continuidade ao tratamento por cento e sessenta dias. O diagnóstico foi realizado por meio dos sinais clínicos, exames bioquímicos para exclusão dos diagnósticos diferenciais e a tomografia computadorizada que identificou o trombo em região cervical. O tratamento consistiu em cuidados de enfermagem, fisioterapia, hidroterapia e sessões de acupuntura. Após 180 dias de lesão medular o animal ficou com o membro dianteiro direito sem flexão completa de cotovelo como sequela de uma provável lesão do plexo braquial, com sensibilidade a dor profunda, locomovendo-se com ajuda de um andador e se levantando sozinho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Rafaela Macedo Mendes Cozac, Fernanda Silva Franco Oliveira, Gizele Monsueth Melo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.