Sertolioma em um canino associado à criptorquidia
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v12n1a16.1-4Palavras-chave:
testículo, neoplasia, atrofia, sertoliomaResumo
O sertolioma é um dos tumores que mais afetam cães idosos, sendo mais incidentes em animais criptorquidas. Geralmente esses tumores são extremamente expansivos, podendo comprimir e destruir os tecidos adjacentes. Para sua identificação é necessário à realização de exame histopatológico. Este trabalho teve por objetivo relatar a ocorrência de gonadopatia criptorquidica direita, acompanhada por processo neoplásico associado em um cão de 10 anos de idade. Após a orquiectomia os testículos foram encaminhados ao Laboratório de Patologia Animal da Universidade Federal Rural da Amazônia, e para a análise histopatológica o material foi processado rotineiramente para inclusão em parafina e colorações por hematoxilina-eosina (HE), e Tricrômico de Gomory. Histologicamente, observou-se espessamento albugíneo pela proliferação de tecido conjuntivo. No parênquima testicular os túbulos possuíam somente células de Sertoli, estavam diminuídos em número e espaçados por tecido conjuntivo denso proliferado. O processo neoplásico situava-se em uma região mais central e, morfologicamente, observou-se na configuração tubular, células demonstrando vacuolização citoplasmática e, alguns locais, dispondo-se em paliçadas, aspectos morfológicos característicos de sertolioma.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Bianca Mendonça Faria, Paulo Henrique Leal Bertolo, Breno Costa Macedo, Elane Guerreiro Giese, Washington Luiz Assunção Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.