Determinação da concentração sérica de proteínas de fase aguda em equinos por técnicas espectrofotométricas
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v12n1a17.1-7Palavras-chave:
haptoglobina,ceruloplasmina,Brasileiro de Hipismo,espectrofotometriaResumo
Proteínas de fase aguda (PFA) podem ser uma alternativa para o prognóstico, monitoramento e diagnóstico de enfermidades. Estudos envolvendo PFA em equinos com metodologias de fácil acesso e baixo custo, são importantes para a utilização no contexto hospitalar. Objetivou-se determinar a concentração sérica das proteínas haptoglobina (Hp) e ceruloplasmina (Cp) por técnica espectrofotométrica, comparar os gêneros e avaliar a associação entre estas proteínas com o fibrinogênio (Fib), em animais da raça Brasileiro de Hipismo. O estudo não probabilístico intencional delineou dois grupos: G1= 11 fêmeas e G2= 9 machos. Exames hematológicos do volume globular, leucócitos totais, proteínas totais e fibrinogênio plasmáticos e exame clínico foram realizados para constatar a higidez dos animais. Como resultado geral (G1 + G2) as médias de Hp e Cp foram 0,29 ± 0,12 g/L e 20,1 ± 8,6 UI/L, respectivamente. Tanto fêmeas quanto machos apresentaram concentrações similares para ambas as PFA. A concentração de Hp no G1 foi de 0,30 ± 0,11 g/L e no G2 de 0,26 ± 0,13 g/L. Os valores das concentrações de Cp no G1 foi de 19,8 ± 10,6 UI/L e no G2 de 20,48 ±5,9 UI/L. A Hp apresentou correlação moderada significativa com o Fib (P =0,046). O estudo da detecção das proteínas Hp e Cp não evidencia a influência do sexo, e mostra associação entre a Hp e Fib. Ainda ressalta a importância da utilização de técnicas espectrofotométricas para a detecção de PFA.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Jean Silva Ramos, Filipe Simeão Fröhlich Klug, Bruno Lopes Bastos, José Tadeu Raynal Rocha Filho, Maria Consuêlo Caribé Ayres, José Eugênio Guimarães
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.