Adenoma adrenocortical como causa de doença de cushing em cão: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v12n1a6.1-6Palavras-chave:
Adrenal. Cortisolismo. Cães. Cushing. Adrenalectomia.Resumo
O hiperadrenocorticismo (HAC) ou síndrome de Cushing é uma doença endócrina caracterizada pelo aumento sérico do hormônio cortisol nos animais acometidos. É comumente encontrada em cães de meia idade a idosos. Há duas formas espontâneas do hiperadrenocorticismo: dependente da pituitária ou hipófise (HDP) e dependente da adrenal (HDA). Na forma HDP a doença é decorrente de alterações na hipófiseresultando em hiperfunção e hiperplasia da adrenal. Já na forma HDA, encontram-se as disfunções das adrenais como as hiperplasias primárias e neoplasias. O objetivo deste trabalho foi relatar um caso de Síndrome de Cushing adrenal dependente decorrente de adenoma adrenocortical, seu diagnóstico e método terapêutico utilizados, bem como a eficácia do tratamento. O animal relatado apresentava sinais clínicos característicos como: letargia, abdome pendular, hepatomegalia e hipotricose com aparente diminuição do espessamento da pele. No exame ultrassonográfico abdominal observou-se aumento unilateral da glândula adrenal esquerda e não havia sinais de invasões a estruturas adjacentes. Adenomas ou adenocarcinomas ocorrem geralmente em apenas uma das adrenais, raramente em ambas.O diagnóstico foi realizado por meio da associação dos exames clínico e histopatológico condizentes com síndrome de Cushing decorrente de adenoma adrenocortical. Como método terapêutico de eleição, foi realizada a adrenalectomia unilateral da glândula esquerda aumentada. O animal respondeu bem e teve excelente melhora no quadro clínico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Roberta Bruna Fidelis Lins Peixoto, Thila Santos Brandão Cavalcante, Lais Lessa Dias Ferreira, Ligia Buzza Roo de Mendonça Camara, Giovana Patrícia de Oliveira e Souza Anderlini, Kézia dos Santos Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.