Infecção natural por Cytauxzoon felis em onça parda (Puma concolor) de vida livre proveniente da região sudoeste de Mato Grosso do Sul, Brasil

Autores

  • Tamires Ramborger Antunes Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FAMEZ), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Alexandre Welzel da Silveira Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FAMEZ), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Gustavo Gomes de Oliveira Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FAMEZ), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Andressa Salles Rezende Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FAMEZ), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Lucas Bezerra da Silva Azuaga Centro de Reabilitação de Animais Selvagens (CRAS), Campo Grande, MS
  • Michelli Lopes de Souza Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FAMEZ), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Desireé Reis de Oliveira Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FAMEZ), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Claudia Regina Macedo Coutinho Netto Centro de Reabilitação de Animais Selvagens (CRAS), Campo Grande, MS
  • Kelly Cristina da Silva Godoy Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FAMEZ), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Carlos Alberto do Nascimento Ramos Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FAMEZ), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Alda Izabel de Souza Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FAMEZ), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.22256/PUBVET.V12N1A4.1-5

Palavras-chave:

Brasil, cytauxzoonose, diagnóstico, felino selvagem

Resumo

Vários fatores como desmatamento e expansão da agricultura e pecuária tem promovido o contato próximo entre animais selvagens e domésticos, levando ao compartilhamento de patógenos, dentre eles o Cytauxzoon felis. O objetivo com este trabalho é relatar um caso de cytauxzoonose em Puma concolor de vida livre proveniente da região sudoeste de Mato Grosso do Sul, Brasil. O diagnóstico foi obtido por meio de microscopia de sangue periférico e reação em cadeia da polimerase, que neste relato, caracterizou-se como achado acidental, uma vez que manifestações clínicas associadas à doença não foram observadas. A detecção de Cytauxzoon felis alerta para a necessidade de estabelecer a importância epidemiológica dos animais selvagens e o risco que representam para as populações domésticas e selvagens de cativeiro em relação aos patógenos transmitidos por carrapatos.

Downloads

Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Animais silvestres

Como Citar

Infecção natural por Cytauxzoon felis em onça parda (Puma concolor) de vida livre proveniente da região sudoeste de Mato Grosso do Sul, Brasil. (2017). Pubvet, 12(01). https://doi.org/10.22256/PUBVET.V12N1A4.1-5

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)