Análise de areia de parques públicos nos municípios de Castelo e Cachoeiro de Itapemirim
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v12n5a81.1-9Palavras-chave:
Areia, Parques Públicos, Monitoramento da qualidade sanitária da areia, Helmintos, ProtozoáriosResumo
Doenças de veiculação ambiental por formas infectantes de protozoários e helmintos constituem um grande problema de saúde pública e em medicina veterinária, por afetarem diretamente a saúde do homem e dos animais domésticos, Este trabalho teve por objetivo o monitoramento de geo-helmintos para avaliação do grau de contaminação parasitológica das areias de parques públicos situados nos municípios de Castelo e Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, Brasil. Foi realizado a avaliação da qualidade sanitária de areia no parque Beira Rio, na cidade de Castelo-ES.e nos parques dos bairros Vila Rica e BNH, locados na cidade de Cachoeiro de Itapemirim-ES, por meio de pesquisa parasitológica em laboratório, utilizando-se as técnicas de Hoffman, Willis, Baerman e Técnica de centrífugo fllutuação simples. Das nove amostras de areia seca analisadas pelas técnicas tradicionais foi observada a frequência positiva para ovos de Ascaris spp.,Ancilostoma spp.,bem como de helmintos pertencentes a superfamilia Trichuroidea, além de larvas de Ancylostoma spp. Os resultados permitem observar o elevado índice de contaminação na areia do parque Vila Rica , ressaltando a necessidade de medidas de prevenção e controle por partes de órgãos públicos visando á educação sanitária das pessoas e comerciantes que frequentam estes ambientes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Raquel da Silva Martins, Victor Menezes Tunholi Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.