Espessura de toucinho e peso de suínos piau e duroc utilizando modelos lineares generalizado
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v12n6a106.1-6Palavras-chave:
espessura de toucinho, modelo linear generalizado, suínosResumo
A carne suína está entre as mais antigas formas de alimentação humana, sendo a carne mais consumida no mundo. O Brasil é o 4° maior produtor e exportador da carne suína no mundo. O principal objetivo de granjas suinícolas industriais é a produção de carcaças com maior teor de carne magra. A redução da espessura de toucinho e da gordura corporal, mais a ampliação da produção de massa magra melhoraram a qualidade da carcaça. O peso vivo de suínos é influenciado pela espessura de toucinho, fazendo com que haja necessidade de encontrar uma relação que explique o comportamento dessas métricas. Para avaliar a relação da espessura do toucinho e o peso vivo dos suínos foi utilizados os modelos lineares generalizados. Os animais foram pesados em balança eletrônica, modelo ID-M 300/4. Para determinação da espessura de toucinho, foram efetuadas mensurações por meio de ultrassonografia pelo equipamento modo A (Lean Meater Renco Model®), a 6 cm lateralmente à espinha dorsal, entre a penúltima e última costela tomando como resultado a média das avaliações obtidas nos dois lados. Observou-se que para suínos da raça Duroc o modelo linear generalizado com distribuição Gaussiana foi o mais adequado, já para os suínos da raça Piau o mais adequado foi o modelo com distribuição Gamma. Através do modelo uma previsão para espessura de toucinho de um suíno da raça Piau com peso de 100 quilos é em média de 43,31 mm, enquanto que para suínos da raça Duroc esta previsão é de 28,74 mm.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Adiel Vieira de Lima, Leandro Ricardo Rodrigues de Lucena, Marco Aurélio Carneiro de Holanda, Mônica Calixto Ribeiro de Holanda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.