O grande impacto do Clostridium perfringens na avicultura
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v12n9a180.1-9Palavras-chave:
Enterotoxemia, enterite necrótica, proliferaçãoResumo
Clostridium perfringens tipo A é uma bactéria Gram-positiva anaeróbia que habita a biota intestinal nativa do intestino grosso de aves, causando uma enterotoxemia necrótica, especialmente em sistemas intensivos de frangos de corte com mais de 4 semanas de idade, potencialmente zoonótica e causadora de altas perdas econômicas devido à morbimortalidade e diminuição nos parâmetros de produção. O objetivo desta revisão foi analisar os problemas gerados pela presença de Clostridium perfringens em sistemas de produção de aves para engorda, com base nos fatores predisponentes de crescimento bacteriano, patogenicidade e tratamentos alternativos e controle da doença. Sua importância no campo avícola nos levou a investigar alternativas para prevenir e controlar a doença causada pelo Clostridium perfringens em aves, além de reduzir a proliferação e as perdas econômicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Daniela Buitrago Mejia, Lina Maria Peñuela-S, Rosa Angélica Sanmiguel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.