Serological survey of porcine parvovirus in sows from swine herds of Bahia
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n25.1164Keywords:
.Abstract
Parvovírus suíno (PPV) provoca importantes perdas econômicas em suínos decorrentes de problemas reprodutivos como morte fetal, mumificação ou aborto. Vários estudos sorológicos ou de incidência do PPV foram realizados em vários estados do Brasil, mas não há informações sobre a ocorrência do PPV nos rebanhos suínos do estado da Bahia. O objetivo deste trabalho foi pesquisar a resposta imune para o PPV durante a vida reprodutiva das fêmeas suínas. O estudo foi realizado em onze fazendas escolhidas aleatoriamente (com ou sem vacinação) de diferentes regiões da Bahia. Os animais em estudo foram reprodutoras (n = 221) em lactação entre 10 meses a 5 anos de idade. Amostras de sangue foram coletadas de reprodutoras vacinadas ou sem vacinar para determinar os níveis de anticorpos contra o PPV através da técnica de inibição da hemaglutinação (HI). Os resultados mostraram que 94,12% (208/221) do total das reprodutoras em estudo tinham títulos protetores de anticorpos (≥ 1:80). Nas fêmeas de rebanhos sem vacinar os títulos HI foram desde 1:195 até 1: 48.488. Nas fazendas que vacinam foi encontrado que 56,11% das fêmeas tinham títulos HI ≥ 1: 2560. O analise da resposta imune depois de varias doses de vacina nestes rebanhos demonstra que múltiplas vacinações pós-parto podem bloquear a resposta imunológica. Destes resultados surge que PPV está circulando nos rebanhos suínos da Bahia e que segundo os títulos HI detectados, as reprodutoras destes rebanhos vacinados ou não, estariam protegidas contra a infecção viral.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2011 Isa Maria Sousa Trindade, Gubio Soares Campos, Rita de Cassia Pimentel, Jose Carlos de Andrade Moura, Silvia Ines Sardi
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.