Condições higiênicossanitárias do caldo de cana de açúcar comercializado em Teresina – Piauí
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v12n11a217.1-7Palavras-chave:
caldo industrializado, coliformes, Sacharium, Salmonella,Resumo
O Brasil é um grande produtor de cana de açúcar, seu caldo é extraído por meio de moagem mecânica ou manual. Muitas vezes os manipuladores exercem outras funções concomitantemente, representando um dos meios de contaminação. Em vista disso, pode haver a contaminação por microrganismos e sujidades, desde o transporte e armazenamento até o seu consumo, essa contaminação pode advir de condições inadequadas. Pelo exposto, objetivou-se avaliar as condições higiênicossanitárias do caldo de cana comercializado em Teresina, PI. As amostras foram obtidas em estabelecimentos escolhidos randomicamente. Foram coletadas nove amostras do caldo de cana em natureza, sendo três em cada estabelecimento e nove amostras industrializadas adquiridas em único estabelecimento, da mesma marca, sendo três amostras em cada dia, perfazendo um total de 18 amostras. Nas amostras em natureza houve a presença de coliformes a 35ºC e a 45ºC e ausência de Samonella spp em todas as amostras. Nas análises do caldo industrializado não foram encontrados coliformes a 35ºC e a 45ºC, como também Salmonella spp em nenhuma das amostras. As condições higiênicossanitárias satisfatórias do caldo de cana comercializado em Teresina, PI, depende do estabelecimento e se o mesmo é industrializado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cícero Gilcélison da Silva Xavier, Rafael Gomes Abreu Bacelar, Eldo José Rodrigues dos Santos, Juliana Alexandre Ianiceli, Mariana Castro Brito, Maria Christina Sanches Muratori
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.