Esporotricose: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v12n11a215.1-5Palavras-chave:
cães, felino, fungos, medicina, prevenção, saúde públicaResumo
A esporotricose é uma micose zoonótica causada pela inoculação traumática de material carreando espécies do complexo Sporothrix schenkii. As lesões nodulares características ocorrem nos tecidos cutâneo, subcutâneo, linfático e, por vezes, se disseminam pelos órgãos. A esporotricose é um problema de saúde pública, uma vez que afeta também o homem, principalmente em áreas endêmicas. No Brasil, sabe-se que a doença não tratada nos animais tem relevante participação na sua disseminação. Por essa razão, é de extrema importância que haja reconhecimento desta micose por parte dos médicos veterinários, para que então se realize diagnóstico laboratorial dos animais suspeitos, e a correta conduta clínica, e condução de estudos epidemiológicos, que permitem conhecer a realidade desta doença e difundir informações. Nesse contexto, o objetivo do trabalho foi realizar levantamento bibliográfico dos trabalhos produzidos sobre esporotricose nos últimos anos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Eduarda Aléxia Nunes Louzada Dias Cavalcanti, Thames Camargo Ignácio, Sandra Elisa Kunrath, Ana Raquel Mano Meinerz, Renata Osório de Farias, Luíza da Gama Osório
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.