Particularidades reprodutivas da fêmea bovina: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n02a257.1-6Palavras-chave:
Anatomia, ciclo estral, dinâmica folicularResumo
O conhecimento das características reprodutivas das fêmeas bovinas é imprescindível que médicos veterinários possam exercer trabalhos inerentes a reprodução. Neste sentido, o conhecimento anatômico permite ao médico veterinário observar as estruturas presentes no trato reprodutor bovino e a funcionalidade de tais estruturas. Outro ponto a ser destacado é a compreensão dos eventos presentes no ciclo estral e como estes fatos influem no comportamento da fêmea. Além disso, a dinâmica folicular se faz parte indispensável do estudo, haja vista, que a fisiologia ovariana é a base da reprodução com influências na produção de hormônios e na gametogênese. Nesta perspectiva, o presente estudo visa elencar diversas peculiaridades presentes na reprodução bovina através de uma revisão de literatura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Paulo Henrique Araújo Soares, Fabiano Santos Junqueira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.