Prevalência e perdas econômicas por fasciolose em bovinos abatidos sob regime de inspeção municipal em Itaperuna, Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n1a254.1-4Palavras-chave:
bovino, caramujo lymnea, fasciolose hepática, zoonoseResumo
A fasciolose hepática conhecida como “baratinha do fígado” é uma enfermidade considerada zoonótica, é causada pelo helminto Fascíola hepática. Existem os hospedeiros definitivos que são os ovinos e bovinos, o parasita infecta o fígado do bovino, e também os hospedeiros intermediários que são os caramujos lymnaea, eles se abrigam em pastos úmidos e açudes. Os fígados infectados são condenados pelo serviço de inspeção nos frigoríficos, pois são considerados impróprios para o consumo humano, sendo assim acarreta em grandes prejuízos econômicos para as indústrias frigorificas. No município de Itaperuna do estado do Rio de Janeiro, foco deste estudo, existe uma elevada prevalência dessa doença. A taxa média da ocorrência da Fascíola hepática em bovinos abatidos no município no mês de janeiro de 2017 à abril de 2018 foi de 15,4%. Neste cenário, o objetivo deste trabalho foi analisar e informar os índices de condenação de fígados de bovinos devido a fasciolose hepática em frigorifico sob serviço de inspeção municipal localizado em Itaperuna-RJ e mensurar as perdas econômicas causada por essa parasitose. Com resultado de um período de 14 meses obteve um prejuízo de R$ 4.480,00. Ressaltando à importância da divulgação desses dados para conscientizar os produtores sobre a prevenção dessa doença endêmica em nossa região, como por exemplo a vermifugação dos animais e o manejo adequado do pastejo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Helen da Costa Rodrigues, Hingrid Barbosa de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.