Uso de ozônio na terapêutica de mastite bovina: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n03a1066.1-10Palavras-chave:
Leite, ozonioterapia, resistência antimicrobiana, saúde únicaResumo
A mastite é definida como inflamação da glândula mamária e é caracterizado por causar alterações significativas na composição do leite e perdas econômicas e prejuízos sem fim para a indústria de laticínios. Por esse motivo, e em vista da crescente demanda por produtos sem antibióticos e de qualidade para consumo humano, estão sendo buscadas alternativas para substituir os atuais tratamentos de mastite à base de antibióticos de amplo espectro. Dentro desse contexto, esta pesquisa teve o objetivo de estudar a eficácia do uso de soluções ozonizadas no tratamento da mastite clínica em vacas leiteiras. Uma vaca que apresentou mastite clínica foi tratada em 2 quartos, com solução ozonizada (10 mL de solução no total, 5 mL de óleo de girassol ozonizado mais 5 mL de soro fisiológico ozonizado na concentração de 12 mg/mL). Este tratamento foi comparado com um tratamento antibiótico comercial usual (Masticine L). Ao final dos tratamentos percebeu-se uma mudança favorável no quadro clínico, em termos de aspectos físicos visíveis no animal, em ambos os tratamentos. Sendo que, o tratamento com antibiótico mostrou melhor resultado. Porém, o tratamento com solução ozonizada mostrou efeitos favoráveis em termos de composição e qualidade do leite, além de menor custo de tratamento. Portanto, o uso de soluções ozonizadas intramamárias pode ser recomendado para o tratamento da mastite clínica em vacas leiteiras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Esther Abihail Fuentes, Davi Franciso da Silva, Jean Guilherme Fernandes Joaquim, Angelina Bossi Fraga, Pierre Barnabé Escodro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.