Diagnóstico de Dioctophyma renale em um cão na baixada santista através da ultrassonografia abdominal
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n01a248.1-6Palavras-chave:
D. renale, helminto, rim direito, ultrassomResumo
O Dioctophyma renale é um helminto que habita preferenci-almente o rim direito do hospedeiro definitivo, mas descrito também em tecidos pe-ri-renais, ureteres, bexiga, uretra, bolsa escrotal, tecido subcutâneo inguinal, útero, ovários, linfonodos mesentéricos, glândula mamária, cavidade torácica, pericárdio, cavidade abdominal, estômago e fígado. Por apresentar comportamento destrutivo progressivo, pode levar à perda total do órgão afetado. Os sintomas são por muitas vezes, inespecíficos, variando de acordo com a região afetada, e muitas vezes po-dem ser inexistentes. Sua incidência está relacionada ao acesso a ambientes aquáti-cos e hábitos alimentares do animal, como por exemplo, ingestão de peixe ou rã cruas. Objetivou-se com esse trabalho, relatar um caso de Dioctophyma renale em um cão habitado na cidade de Santos, área não endêmica do parasito, a fim de aler-tar a população, incluindo os médicos veterinários, da possibilidade de investigação e riscos desta doença. O paciente relatado é uma cadela, sem raça definida, de apro-ximadamente 3 anos, que começou a apresentar prostração e hematúria progressiva observados em consulta clínica. Foi solicitado hemograma e ultrassonografia abdo-minal, sendo este último exame o qual identificou o nematoide no interior do rim di-reito. A nefrectomia foi realizada no dia seguinte ao diagnóstico e atualmente o pa-ciente passa bem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Caroline Corrêa De Tullio Augusto Roque, Catharina da Rocha Brito, Magda Regina, Paloma Paim Taboada, Andréa Regina Abrantes Gomes, Mariella Baldini, Luciana Casartelli Alves, Larissa de Oliveira Taboada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.