Uso da caça de subsistência no assentamento santa luzia, Cruzeiro do sul, Acre
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n2a262.1-8Palavras-chave:
amazônia, caça de subsistência, fauna cinegéticaResumo
Na Amazônia, a fauna nativa é considerada a maior fonte de proteína animal consumida pelas populações rurais e povos tradicionais. As principais espécies cinegéticas utilizadas por essas comunidades destacam-se, grandes mamíferos (ungulados: queixadas, veados e antas; primatas e roedores como as pacas e as cutias), avifauna (mutuns, jacamins, jacus e nambus) e os répteis (quelônios). O presente estudo caracteriza o uso da caça de subsistência pelos moradores rurais no assentamento Santa Luzia, em Cruzeiro do Sul, Acre. A coleta de dados deu-se por meio de questionário semiestruturado, sendo composto por perguntas fechadas e abertas, um total de 101 famílias foram entrevistadas. Cerca de 163 animais são abatidos a cada mês, totalizando aproximadamente 1400 animais abatidos anualmente. Foram apontadas 11 espécies de uso cinegéticos, destas o tatu (Dasypus novemcinctus), jacu (Opisthocomus hoazin), paca (Cuniculus paca) e o veado (Mazama sp.) são as mais visadas para caça na localidade, tendo maior aceitação pelos caçadores. A técnica de caça a ponto é a mais utilizada pelos caçadores seguida pela caça com cachorros. Atualmente, o tempo gasto na caçada circunda em torno de 6 a 16 horas para obter um animal. Estudos mais aprofundados voltados ao entendimento da pressão da caça sobre essas espécies se tornam de suma importância para manutenção e conservação da fauna local.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Anderson Barroso Damaceno, Givanildo Pereira Ortega, Luiz Carlos Batista Turci
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.