Suplementação de betaína na dieta de suínos em terminação: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n3a288.1-12Palavras-chave:
betaína, carcaça, suínos, terminaçãoResumo
O aumento na deposição de gordura e da conversão alimentar durante a fase de terminação são fatores que implicam diretamente na qualidade da carne e também na rentabilidade da cadeia produtiva. Apesar disso, o abate tardio dos suínos pode resultar em benefícios para o frigorífico, pela redução dos custos operacionais por suíno abatido e melhor utilização dos equipamentos, bem como vantagens econômicas para o produtor resultantes da diluição dos custos de produção. Portanto, a suplementação de betaína na ração de suínos de linhagens com maior potencial para deposição de músculo, é uma estratégia para aumentar a deposição de tecido magro e minimizar a deposição de gordura. Em vista disso, objetivou-se com este trabalho, apresentar e discutir os mecanismos de ação, finalidades e resultados recentes de estudos na literatura sobre a suplementação desse modificador de carcaça na ração de suínos em terminação. A betaína atua principalmente como doadora de grupos metil, que aumentam a disponibilidade de metionina para a deposição proteica. Em relação ao seu efeito osmoprotetor, a betaína se acumula no interior das organelas celulares, protegendo-as contra estresses osmóticos e iônicos, o que reduz os gastos de energia para manter a homeostase, se tornando ainda mais importante durante os períodos quentes do ano.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Dante Teixeira Valente Júnior, Marcos Henrique Soares, Lívia Maria dos Reis Barbosa, Gustavo Amorim Rodrigues, Matheus Balduino Gonçalves dos Reis, Maykelly da Silva Gomes, Alysson Saraiva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.