Leiomioma vaginal e uterino em cadelas: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n3a294.1-5Palavras-chave:
períneo, neoplasia, vaginaResumo
Os tumores vaginais e vulvares compreendem as neoplasias mais frequentes do trato reprodutivo tubular em cadelas. O leiomioma é uma neoplasia benigna de origem mesenquimal de músculo liso, frequentemente diagnosticada no trato genital, principalmente em vagina e útero. A desregulação hormonal em cadelas não castradas pode favorecer o surgimento desta neoplasia. Caracterizam-se macroscopicamente como massa de crescimento lento, bem encapsulada e pouco vascularizada. Este relato descreve dois casos, um vaginal e um uterino, atendidos no Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Gustavo de Lima, Paulo Antonio Terrabuio Andreussi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.