Colecistite supurativa crônica associada a obstrução de ducto biliar comum em felino: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n3a299.1-6Palavras-chave:
coledocoduodenostomia, gatos, hiperproteinemia, icterícia, parênquima hepáticoResumo
O objetivo deste trabalho foi relatar um caso de obstrução de ducto biliar comum decorrente de colecistite crônica em um felino fêmea, sem raça definida, com quatro anos de idade. A colecistite caracteriza-se por uma inflamação do trato biliar que, em alguns gatos, pode também estender-se ao parênquima hepático, sendo uma das principais causas de obstrução do ducto biliar. Outras causas comuns de obstrução das vias biliares estão relacionadas com pancreatites e colangites. Os sinais clínicos são inespecíficos e sua manifestação depende do tempo e da intensidade da obstrução (total ou parcial), normalmente apresentam icterícia, anorexia, vômito, diarreia e perda de peso. O diagnóstico definitivo costuma ser realizado por meio do exame ultrassonográfico, que revela dilatação do trato biliar e da vesícula biliar. Também é esperado aumento na atividade das enzimas hepatobiliares, bilirrubina, fosfatase alcalina, gama-glutamil transferase e colesterol em função da colestase. Como tratamento preconiza-se nos casos de obstrução parcial o tratamento clínico e nos casos de obstrução total ou na ausência de melhora com o tratamento clínico a coledocoduodenostomia e o prognóstico depende da causa e grau da obstrução. Quando necessária a intervenção cirúrgica o prognóstico se torna desfavorável, principalmente pela debilidade do paciente e risco de desenvolvimento de peritonite no pós operatório.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Gisandra de Fátima Stangherlin, Veridiane da Rosa Gomes, Aparício Mendes de Quadros, Carla Reis, Heloísa Helena de Alcântara Barcellos, Marco Augusto Machado Silva, Bruna Cenci Ortiz, Francisco Jorge Schulz Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.