Cetoacidose diabética: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n3a296.1-7Palavras-chave:
acidose, cetose, diabetes, hemogasometriaResumo
A cetoacidose diabética é definida como uma grave alteração metabólica, caracterizada pela tríade de hiperglicemia persistente, acidose metabólica e hipercetonemia associada a cetonúria. Ocorre frequentemente em pacientes com diabetes que possuem quantidade insuficiente de insulina, rotineiramente pacientes diabéticos não diagnosticados ou que sofreram omissão de terapia insulínica. O diagnóstico e tratamento da cetoacidose podem ser desafiadores. Diante da importância e aumento dos casos de cetoacidose diabética em cães e gatos, essa revisão tem como objetivo auxiliar o médico veterinário e estudantes na compreensão da fisiopatologia, diagnóstico e tratamento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Luciana Wolfran, Mônica Kanashiro Oyafuso, Silvia Cristina Osaki
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.