Programação fetal e efeito da suplementação pré-parto sobre o desempenho produtivo e reprodutivo da progênie: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n4a310.1-7Palavras-chave:
Programação fetal, vacas de corte, produtividadeResumo
A programação fetal, também chamada de programação do desenvolvimento, é conceito de um estímulo materno através da dieta sobre o desempenho e crescimento do feto, os quais estão relacionados aos efeitos do ambiente uterino através de mecanismos epigenéticos. Os mecanismos epigenéticos modulam a adaptação do feto ao ambiente uterino através do silenciamento ou ativação gênica. As forragens tropicais cultivadas no Brasil apresentam baixo valor nutricional, principalmente na estação seca do ano, e podem ser inadequadas para garantir a nutrição ideal para o crescimento, prenhez e lactação. Dessa forma, a suplementação proteica de vacas de corte no terço final da gestação torna-se importante, por ser uma fase em que ocorre o crescimento exponencial do feto com maior demanda nutricional. Tendo como objetivos alterar o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal do feto por causar impressão metabólica ou endócrina, como também efeitos sobre as células musculares, permitindo a promoção potencial da miogênese e adipogênese do músculo fetal. O objetivo desta revisão é abordar os conceitos relacionados à programação fetal e os efeitos da suplementação proteica de vacas de corte no terço final da gestação sobre o desempenho produtivo e reprodutivo da progênie.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Elizângela Mírian Moreira, José Alípio Faleiro Neto, Marcos Vinicius de Castro Ferraz Júnior, Raquel Rodrigues Costa Mello, Jessica de Souza Andrade, George Moreira da Silva, Vanessa Rachele Ribeiro Nunes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.