Polinização e produtividade do café no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n4a317.1-6Palavras-chave:
Abelhas, café, polinizaçãoResumo
O café é uma planta perene e de regiões quentes, principalmente dos trópicos. Seu fruto é uma importante commodity no mercado mundial de produtos agrícolas, sendo o segundo maior gerador de riquezas do planeta, perdendo apenas para o petróleo. As espécies Coffea arabica e Coffea canephora são as de maior interesse econômico. A presença de polinizadores, como as abelhas, garante uma maior produtividade e qualidade dos grãos, atendendo assim a demanda do mercado. A abelha Apis mellifera é apontada como o polinizador de maior importância agrícola no mundo por ser uma espécie generalista, essa mesma espécie foi a mais frequente nas observações realizadas em plantações de café. Assim, tendo em vista estes aspectos, o presente trabalho tem por objetivo reunir dados referentes à cultura do café e sua produtividade no Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Marina Carvalho Peruzzolo, Bruna Costa Ferreira da Cruz, Ludimilla Ronqui

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.