Comparação analgésica pós-operatória do tramadol ou morfina epidural em ovinos submetidos à cesariana
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n6a354.1-6Palavras-chave:
analgesia, dor, peridural, escala, opioide, ovinosResumo
Senciência, é a capacidade de sentir, e engloba todos os animais vertebrados. No entanto, ruminantes, particularmente ovelhas, são seres relativamente estóicos, não apresentam sinais óbvios de angústia e dor, porém passíveis de senti-la. Objetivou-se avaliar a eficiência analgésica pós-operatória do uso de cloridrato de tramadol 2mg.kg-1 epidural (GT), ou sulfato de morfina 0,1mg.kg-1 epidural (GM), em ovelhas submetidas a cesariana. Após a administração da analgesia proposta via epidural, era esperado 60 minutos para o início do procedimento cirúrgico. Os animais foram avaliados antes da administração epidural e foram posicionados na mesa cirúrgica, em decúbito esternal, contidos por peias nos membros e vedação dos olhos. Após antissepsia realizava-se bloqueio paravertebral proximal, com agulha espinal longa, nos espaços T13-L1, L1-L2 e L2-L3, depositando-se 2 ml de cloridrato de lidocaína 2% sem vasoconstritor em cada ponto. A avaliação foi feita antes da deposição de opioide no espaço epidural (T0), e uma hora após a injeção (T1), duas (T2), três (T3), quatro (T4), seis (T6), oito (T8), dez (T10), doze (T12), dezesseis (T16), vinte (T20) e vinte e quatro horas (T24) pós administração epidural. O tempo cirúrgico variou entre uma e três horas. E utilizou-se adaptação da Escala Unidimensional da UNESP Botucatu para Avaliação da Dor Pós-operatória em Bovinos. Houve analgesia satisfatória até 8 horas em ambos os grupos. Não ocorreram alterações fisiológicas significativas. No entanto observou-se maior redução dos movimentos ruminais e respiratórios no GT. A adaptação da escala foi satisfatória na avaliação de dor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Luís Henrique Bedendo, Jean Carlos Gasparotto, Charline Vanessa Vaccarin, Hecson Jesser Segat, Bruna Peruzzo Favaretto, André Vasconcelos Soares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.