Produtividade de capim Paiaguás sob doses de nitrogênio e cortes

Autores

  • Marice Vendruscolo Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Departamento de Agronomia, Tangará da Serra, MT, Brasil.
  • Diego do Nascimento .
  • Marice Cristine Vendruscolo adubação nitrogenada, forragem, gramínea, massa seca, pastagem
  • Alessandro Bandeira Dalbianco .
  • Diego Fernando Daniel .

DOI:

https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n5a321.1-15

Palavras-chave:

adubação nitrogenada, forragem, gramínea, massa seca, pastagem

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a produção de massa seca e outras características agronômicas da Brachiaria brizantha cv. Paiaguás em diferentes doses de nitrogênio (N), no terceiro ano de produção. O experimento foi realizado na Universidade do Estado de Mato Grosso, em Tangará da Serra – MT, Brasil. O delineamento experimental foi em blocos casualizados (DBC), com seis tratamentos (0, 50, 100, 150, 200 e 250 kg/ha de N) e quatro repetições. Foram realizados quatro cortes e analisadas as variáveis altura de plantas (AP), número de perfilhos/m² (NP), número de folhas/perfilho (NFP), massa seca/perfilho (MSP), porcentagem de massa seca (%MS), relação folha: colmo (RFC), produção de massa verde/ha (MV), produção de massa seca/ha (MS), massa seca de folhas/ha (MSF), massa seca de colmos/ha (MSC) e massa seca de material senescente/ha (MSMS). Os dados foram submetidos à análise de variância pelo teste F e, ao apresentarem significância, foi realizada a análise de regressão, com o programa ASSISTAT. A altura de plantas, número de perfilhos/m2, massa verde e massa seca/ha, massa seca de folhas, massa seca de colmos e massa seca de material senescente/ha do capim Paiaguás, diferiram estatisticamente e aumentaram com a adição das doses de nitrogênio até valores próximos a 250 kg/ha de N. A porcentagem de massa seca reduziu com o aumento das doses de nitrogênio. As variáveis número de folhas/perfilho, massa seca/perfilho e relação folha: colmo não responderam às doses de N. Assim, conclui-se que as doses de nitrogênio incrementam significativamente as características produtivas da B. brizantha cv. Paiaguás, no terceiro ano de produção, tendo resultados satisfatórios na dose de 200 kg/ha de N.

Downloads

Publicado

10-06-2019

Edição

Seção

Pastagem e forragicultura

Como Citar

1.
Vendruscolo M, Nascimento D do, Vendruscolo MC, Dalbianco AB, Daniel DF. Produtividade de capim Paiaguás sob doses de nitrogênio e cortes. Pubvet [Internet]. 10º de junho de 2019 [citado 22º de janeiro de 2025];13(05). Disponível em: https://ojs.pubvet.com.br/index.php/revista/article/view/832