Cistite pseudomembranosa em felino: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n03a1073.1-4Palavras-chave:
Hematúria, obstrução uretral, urólitosResumo
A cistite pseudomembranosa é caracterizada pela presença de uma membrana de tecido necrótico e hemorrágico na vesícula urinária e descrita como uma obstrução incomum do trato urinário inferior de felinos. Considera-se uma doença multifatorial, podendo ser caracterizada por cistites recorrentes seguidas de processo inflamatório e infeccioso. Diagnosticada por ultrassonografia, onde é observado espessamento de parede da vesícula urinária e irregularidade da mucosa interna onde divide-se em compartimentos. Com base no histórico do paciente, exame físico e exame de imagem a desobstrução deve ser imediata, iniciando o tratamento clínico e cirúrgico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ana Paula Filber, Etienne Yumika Komatsu
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.