Identificação in silico de potenciais alvos antigênicos de Corynebacterium pseudotuberculosis

Autores

  • Andressa Marques Universidade Federal da Bahia
  • Bruno Lopes Bastos andressamarques.biotec@gmail.com. 2 Instituto Multidisciplinar de Saúde – Campus Anísio Teixeira (IMS-CAT), Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • José Tadeu Raynal Filho Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Bahia
  • Antônio Pedro Froes de Farias Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Bahia
  • Roberto José Meyer Nascimento Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n8a390.1-7

Palavras-chave:

Corynebacterium pseudotuberculosis, epítopos, imunoinformática

Resumo

Corynebacterium pseudotuberculosis é uma bactéria Gram-positiva causadora da linfadenite caseosa. A linfadenite caseosa acomete principalmente pequenos ruminantes como caprinos e ovinos. O controle da doença é muito difícil, uma vez que a doença já está estabelecida no rebanho. Objetivo: O proteoma do Corynebacterium pseudotuberculosis foi submetido a avaliação in silico da localização subcelular e topologia proteica. A predição in silico dos epítopos lineares de células B foi efetuada e realizada a análise de conservação desses epítopos em outros proteomas do C. pseudotuberculosis depositada na base de dados do UNIPROT. Resultados: 111 proteínas foram selecionadas a partir da avaliação subcelular e topologia proteica, com a posterior submissão dessas proteínas a uma predição de epítopos lineares de células B e análise de conservação desses em outros proteomas de C. pseudotuberculosis, resultando em 9 proteínas com uma ou mais regiões de epítopos conservados numa mesma proteína. Conclusão: Regiões conservadas favorecem um reconhecimento maior de antígenos quando avaliados. Além disso, neste trabalho é fornecida uma lista de epítopos que podem ser sintetizados e testados in vitro.

Downloads

Publicado

03-10-2019

Edição

Seção

Medicina veterinária

Como Citar

Identificação in silico de potenciais alvos antigênicos de Corynebacterium pseudotuberculosis. (2019). Pubvet, 13(08). https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n8a390.1-7

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)