Prevalência da mastite em rebanho de vacas leiteiras na microrregião de Palmas- TO
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n9a413.1-7Palavras-chave:
higiene, mamite, leite, sanidadeResumo
Objetivou-se estimar a prevalência da mastite em rebanhos leiteiros localizados na Microrregião de Palmas- TO. A pesquisa foi desenvolvida em 13 vacarias pertencentes à microrregião de Palmas. Foram colhidas amostras dos quatro quartos mamários de 200 vacas em lactação para a realização do Teste da Caneca Telada, Teste Califórnia Mastite (CMT) e do Teste de Contagem de Células Somáticas (CCS). Em conjunto aos testes de campo e laboratorial, aplicou-se um questionário contendo interrogativas referentes aos manejos sanitário, nutricional e reprodutivo de cada propriedade. Diante dos resultados pode-se afirmar que a mastite está presente na maioria dos rebanhos do município de Palmas- TO.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Marcus Vinícius Gomes e Silva, Matheus Alves dos Santos, Claúdio Luiz Samé Sayão Lobato, Alceu Moreira da Costa, Jerfferson Hallisson Lustosa da Silva, Deyse Naira Mascarenhas Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.