Medicina veterinária de desastres e catástrofes: plano de ação
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n10a429.1-7Palavras-chave:
Busca e salvamento, resgate animal, emergência, intervenção, gestãoResumo
Com a intervemção cada vez maior do homem sobre os ecossistemas, muitos são os riscos criados para a vida humana e dos animais. Assim, diversas situações exigem atitudes e responsabilidades por parte da sociedade, a partir do momento que o poder sobre a natureza torna-se mais evidente. Fica clara a necessidade de se especializar o conhecimento acerca de tais situações, o que tem forçado o desenvolvimento da especialidade de "medicina veterinária de catástrofes", uma vez que esse ramo de atuação é bem distinto de outras formas de atividades veterinárias. A medicina veterinária em catástrofes pode atuar de forma isolada ou ser paralela e complementar a outras, realizadas por organizações médicas de outros ramos, civis, públicas, ou não governamentais, devendo ser capaz de se articular com qualquer uma delas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Marcos Vinícius de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.