Dimensionamento da parcela experimental em experimento com rabanete
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n10a435.1-5Palavras-chave:
Teste de uniformidade, precisão experimental, regressão não linearResumo
A determinação do tamanho ideal de parcela, em qualquer cultura, é uma das maneiras de aumentar a precisão experimental e maximizar as informações obtidas em um experimento. Trabalhos relacionados ao dimensionamento do tamanho ideal de parcela com de rabanete (Raphanus sativus) variedade de champion não são registrados no Paraguai. Portanto, a fim de fornecer informações sobre o dimensionamento adequado das parcelas para cultivo, o objetivo deste trabalho foi estimar o tamanho ótimo de parcela em experimento de campo com rabanete de variedade champion, utilizando o método baseado no modelo linear segmentado com resposta prato Para isso, foi realizado um teste de uniformidade com a cultura de rabanete. A unidade experimental básica foi definida em nove plantas (0,09 m²), depois foram simulados oito tamanhos de parcela diferentes e determinado o coeficiente de variação para cada um dos tamanhos simulados cujos resultados foram submetidos à regressão não linear. Sob as condições em que o experimento foi conduzido, os resultados mostram que o tamanho ideal de parcela estimado para o cultivo de rabanete da variedade champion é de 99 plantas ou 1m2 de área.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Guido Gustavo Humada González, Nieva Susan Cardozo, Juracy Mendes Moreira, Anika Nacimiento, Aurélio Ferreira Melo, Danilo Pelegrino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.