Ferramentas de gestão aplicadas à propriedade leiteira: um estudo de caso no município de Rio Branco-Acre
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n11a450.1-8Palavras-chave:
Pecuária leiteira, ferramentas de gestão, matriz GUTResumo
Objetivou-se analisar a aplicabilidade de ferramentas de gestão em uma propriedade leiteira no estado do Acre, visando identificar os principais pontos fracos e propor soluções no intuito de minimizar perdas zootécnicas e econômicas. Os dados utilizados foram provenientes de uma propriedade, localizadas na região de Rio Branco-AC em maio de 2019, sendo coletados a partir de um formulário semiestruturado, contendo 549 questões. As respostas foram obtidas por meio da observação, bem como por entrevista com o proprietário. Utilizando-se a matriz GUT, os principais pontos fracos encontrados, em ordem decrescente, foram: alta infestação de carrapato, animais de alta produção não adaptados, não realizar exame de tuberculose e não realizar exame no touro de repasse. A partir destes resultados é possível identificar os principais gargalos e traçar metas para melhoria na propriedade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Jaiane Medeiros Vasconcelos, Antônia Kaylyanne Pinheiro, Eduardo Mitke Brandão Reis, José Marques Carneiro Junior, Maykel Franklin Lima Sales
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.