Levantamento de dados e causas de eutanásia em cães e gatos: avaliação ética-moral
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n11a451.1-13Palavras-chave:
ética, eutanásia, medicina veterináriaResumo
Eutanásia é a morte humanitária de um animal, executada por um método que produz inconsciência rápida e subsequente morte, sem evidência de dor e/ou agonia, ou um método que utilize drogas anestésicas em doses suficientes para produzir a perda indolor da consciência seguida de parada cardiorrespiratória. O presente trabalho faz uma revisão bibliográfica abordando aspectos sobre a eutanásia em pequenos animais e traz um levantamento de casos em um período de 25 meses, em que foram atendidos 2.982 animais e desses, 41 foram eutanasiados sendo que 95,12% foram cães e 4,84% eram gatos. As três principais causas de eutanásia neste levantamento foram respectivamente cinomose, fraturas de coluna e neoplasias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Mariana Virgínia de Souza, Izabela Andrade Pandolfi, Romeu Moreira dos Santos, Daniel Paulino Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.